Conforme mencionado anteriormente, o principal objetivo deste trabalho é o estudo de algoritmos de redução de dimensionalidade com a finalidade de possibilitar a implementação de um sistema de classificação de faces que seja rápido, eficiente e robusto. Com isso, uma possível aplicação será a criação de um sistema de reconhecimento de faces a partir de seqüências de vídeo com poucas restrições em relação à iluminação e aos movimentos das pessoas. Um sistema desse tipo, com o objetivo de efetuar reconhecimento em tempo real, possui as seguintes características:
Visando a obter um sistema rápido e que não tenha um grande custo em relação a memória, é desejável que a dimensionalidade dos dados não seja grande. Isso deve-se ao fato de que a extração de medidas para realizar a classificação dos padrões de teste fica mais barata computacionalmente quando a dimensionalidade é pequena. Além disso, há outras vantagens em efetuar redução de dimensionalidade as quais foram comentadas no capítulo 2.
Basicamente, foram estudadas duas abordagens para redução da complexidade dos dados de um reconhecedor de faces. A primeira, e mais óbvia, é a de reduzir a dimensionalidade dos dados observados através da simples utilização de uma janela na imagem. A segunda abordagem testada consiste na aplicação de um algoritmo de seleção de características, selecionando somente os atributos com maior poder de discriminação das classes. Tais testes estão descritos a seguir.