ppgs-fisiologia-USP-Fisiologia

Terezila Machado Coimbra

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo (1981). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Nefrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: mecanismos moleculares e celulares envolvidos na doença renal progressiva, nefrotoxicidade e desenvolvimento renal. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3611116242222719 (10/12/2018)
  • Rótulo/Grupo: USP-Fisiologia
  • Bolsa CNPq: Nível 1C
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Fisiologia. Avenida Bandeirantes, 3900 Campus 14049900 - Ribeirão Preto, SP - Brasil Telefone: (16) 36023021 Fax: (16) 6333017
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Medicina
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (13)
    1. 2017-Atual. Influencia de Vitamina D no desenvolvimento renal em ratos
      Descrição: Ratas submetidas à dieta deficiente em Vitamina D3 (Vit.D3) durante a gestação e lactação apresentam filhotes com alterações no desenvolvimento renal que persistem na vida adulta. Contudo, ainda não foram realizados estudos para analisar os eventos relacionados com essas alterações e os mecanismos envolvidos. Esse estudo visa analisar a influência da deficiência da Vit.D3 nas alterações do desenvolvimento renal e suas consequências na vida adulta. lactação Serão realizadas avaliações da função e estrutura renal e da pressão arterial dos filhotes de mães submetidas à dieta padrão e de mães que receberam dieta deficiente em Vit. D3 durante os períodos da gestação e amamentação aos 21,90 e 120 dias de idade tratados ou não com calcitriol após a amamentação. Os níveis de Vit. D3 serão determinados em amostras de soro coletadas nesses períodos e os rins removidos para estudos histológicos, microscopia eletrônica de transmissão, imunoistoquímico,morfométricos e de western blot.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Terezila Machado Coimbra - Coordenador / Roberto da Silva Costa - Integrante / Heloisa Della Colleta Francescato - Integrante / Lucas Ferreira Almeida - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Terezila Machado Coimbra.
    2. 2017-Atual. Influencia da Vitamina D na evolucao da lesao renal provocada pela cisplatina em ratos
      Descrição: A cisplatina (CP) é um dos medicamentos antineoplásicos mais utilizados na prática clínica. A terapia com este agente antitumoral tem mostrado ser particularmente efetiva no tratamento de tumores sólidos, com uma taxa de cura de mais de 90%. Contudo, aproximadamente 25-35% dos pacientes podem apresentar alterações de estrutura e função renal após o uso de uma dose única de cisplatina, caracterizadas pela necrose das tubulares renais com perda da função renal. A lesão é reversível, contudo mesmo após a recuperação da função renal persistem áreas residuais de fibrose no tecido renal. Vários estudos têm mostrado o efeito da Vitamina D no estresse oxidativo, processo inflamatório e da lesão endotelial eventos importantes que contribuem para as alterações de função e estrutura renal provocadas pela cisplatina.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Terezila Machado Coimbra - Coordenador / Roberto da Silva Costa - Integrante / Heloisa Della Colleta Francescato - Integrante / Beatriz Magalhães de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Terezila Machado Coimbra.
    3. 2016-2018. Efeito da Vitamina D na lesao renal provocada por rabdomiolise em rato
      Descrição: A rabdomiólise é uma causa importante de lesão renal aguda (IRA) e é definida como uma síndrome que decorre da lise das células musculares esqueléticas, com a liberação do conteúdo intracelular para a circulação. A lesão causada pela administração intramuscular de glicerol em ratos é semelhante a IRA observada em humanos com rabdomiólise provocadas pelo trauma, exercício físico intenso, drogas. A IRA mioglobinúrica envolve lesão das células dos túbulos proximais, vasoconstrição renal, estresse oxidativo heme mediado e formação de cilindros intraluminais. A vitamina D (Vit. D) é essencial para o funcionamento de diversos sistemas, participa na proliferação, diferenciação e metabolismo celular. A deficiência desta vitamina está relacionada com inflamação e perda da função renal em diversas modelos de nefropatias clínicas e experimentais. O objetivo deste trabalho é avaliar o efeito do tratamento com calcitriol (1,25-dihidroxivitamina D3, a forma ativa da Vit. D) na evolução das alterações de estrutura e função renal provocadas pela administração de glicerol e os mecanismos envolvidos nesse processo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Terezila Machado Coimbra - Coordenador / Roberto Silva Costa - Integrante / Cleonice G Alves da Silva - Integrante / Natany Garcia Reis - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Terezila Machado Coimbra.
    4. 2016-Atual. EFEITO DO TREINAMENTO FISICO PREVIO NA LESAO RENAL PROVOCADA EM RATOS PELA ISQUEMIA E REPERFUSAO RENAL
      Descrição: Um dos modelos experimentais mais estudados de IRA é o da isquemia e reperfusão (I/R) renal. A Necrose Tubular Aguda provocada pela I/R renal promove aumento da produção e liberação de espécies reativas de oxigênio (ERO) com ativação do processo inflamatório que irá Intensificar a lesão renal. A manutenção de uma camada de células endoteliais intacta e funcionalmente competente é muito importante para a prevenção de várias doenças renais e sistêmicas. Estudos experimentais e clínicos, realizados na última década, evidenciaram que o treinamento físico é capaz de melhorar a função endotelial. O objetivo deste trabalho é avaliar o efeito do treinamento físico prévio sobre a evolução da lesão renal em ratos Wistar submetidos à I/R renal.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Terezila Machado Coimbra - Coordenador / Roberto da Silva Costa - Integrante / Frederico Fazan - Integrante / Fernando Ramalho - Integrante.
      Membro: Terezila Machado Coimbra.
    5. 2014-2016. Evolucao da lesao renal aguda e cronica em ratos submetidos ao pre-condicionamento fisico: Participacao do Endotelio
      Descrição: As células progenitoras endoteliais (CPEs) podem participar na regeneração das células endoteliais e na neovascularização por vias diretas ou indiretas. A quantidade de CPEs circulantes é influenciada por vários fatores, como diferentes estágios de doença, medicação, idade ou nível de condicionamento físico e é um preditor da progressão da doença e de eventos cardiovasculares. Estudos clínicos e experimentais realizados durante os últimos 10 anos demonstram claramente que o treinamento físico tem efeitos benéficos na função endotelial e fornecem evidências sólidas de que pode induzir a mobilização das CPEs a partir da medula óssea, influenciando possivelmente a regeneração da camada de células endoteliais. Neste estudo foi avaliado a participação do treinamento físico em modelos experimentais de lesão renal aguda (induzida pela administração de cisplatina), com foco na participação do endotélio, na angiogênese no processo inflamatório e na evolução da lesão renal observada nesses animais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Terezila Machado Coimbra - Coordenador / Heloísa DC Francescato - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Terezila Machado Coimbra.
    6. 2014-2016. Efeito da Vitamina D nas alteracoes renais provocadas em ratos pela exposicao ao Losartan durante o periodo Neonatal.
      Descrição: Os ratos expostos ao losartan durante a lactação apresentam aumento da pressão arterial sistólica (PAS) e alterações de função e estrutura renal caracterizadas por aumento do volume urinário, da fração de excreção de sódio e potássio, proteinúria, aumento da área intersticial relativa do córtex renal, atrofia dos túbulos renais, fibrose, inflamação intersticial e diminuição da taxa de filtração glomerular (TFG) e osmolalidade urinária. O tratamento com Vit.D após o período de lactação atenuou as alterações da pressão arterial sistólica, taxa de filtração glomerular, fração de excreção de sódio e potássio, proteinúria,área intersticialrelativa e área glomerular relativa,evidenciando efeito protetor nos distúrbios da formação renal e na inflamação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Terezila Machado Coimbra - Coordenador / Heloisa HD Francescato - Integrante / Lucas Ferreira Almeida - Integrante.
      Membro: Terezila Machado Coimbra.
    7. 2014-Atual. Influencia pre-treinamento fisico na evolucao da lesao renal induzida pela adriamicina
      Descrição: A manutenção de uma camada de células endoteliais intacta e funcionalmente competente é muito importante para a prevenção de várias doenças renais e sistêmicas. Estudos experimentais e clínicos, realizados na última década, evidenciaram que o treinamento físico é capaz de melhorar a função endotelial. Este estudo visa analisar a participação da lesão endotelial e da transdiferenciação epitélio mesenquimal (TEM) na evolução lesão renal induzida pela adriamicina e avaliar a influência do treinamento físico prévio nesses processos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Terezila Machado Coimbra - Coordenador / Heloísa DS Francescato - Integrante / Camila de Mattos Faleiros - Integrante / Marcelo Papotti - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Terezila Machado Coimbra.
    8. 2011-2014. Efeito do extrato bruto de Cecropia pachystachya (Embauba) na evolucao da lesao renal provocada pela nefrectomia a 5/6
      Descrição: Um dos modelos experimentais mais utilizados para o estudo da insuficiência renal crônica (IRC) consiste na redução do número de nefros pela nefrectomia cirúrgica. Esse modelo é caracterizado pela perda de função renal, proteinúria, hipertensão arterial e alterações histológicas semelhantes às observadas em muitas doenças renais humanas. A inibição da enzima conversora de angiotenina (ECA), por componentes presentes no extrato de C. pachystachya, pode atenuar a ação da Angiotensina II sobre a hemodinâmica glomerular e reduzir os seus efeitos pró-inflamatórios. Além disso, a inibição da arginase por componentes desse extrato pode diminuir a vasoconstrição nas arteríolas glomerulares, mediada pela Angiotensina II e agravada pela baixa produção de NO, observada em ratos com nefrectomia à 5/6. Esse estudo visa avaliar o efeito do extrato bruto de C. pachystachya, na hipertensão arterial e na evolução da lesão renal em ratos submetidos à nefrectomia 5/6.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Terezila Machado Coimbra - Coordenador / Roberto Silva Costa - Integrante / Heloisa Della Colleta Francescato - Integrante / Claudia do Carmo Maquiaveli - Integrante / Edson Roberto da Silva - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Terezila Machado Coimbra.
    9. 2010-2014. Influencia do tratamento com diferentes doses de NaHS, um doador de sulfeto de hidrogenio na lesao renal induzida pela cisplatina
      Descrição: Um dos modelos de insuficiência renal aguda (IRA) mais estudado é o da IRA induzida pela cisplatina. A terapia com este agente antitumoral tem mostrado ser particularmente efetiva no tratamento de tumores sólidos. Contudo, o risco de nefrotoxicidade associado com este medicamento freqüentemente não permite o uso de doses maiores para maximizar o efeito terapêutico. Na IRA induzida pela cisplatina observa-se o aumento das espécies reativas de oxigênio (ERO), como uma causa que deve contribuir para o desencadeamento e amplificação do processo inflamatório. Estudos recentes têm mostrado a participação do H2S no processo inflamatório que contribue para o agravamento da lesão renal aguda. Em estudos realizados em nosso laboratório constatamos que o tratamento de animais com propargilglicina [PAG], um inibidor da CSE, reduziu a formação de H2S tecidual, o processo inflamatório bem como as lesões renais induzidas pela cisplatina ou pela adriamicina. Contudo, existem também evidências que o H2S em concentrações próximas as fisiológicas pode apresentar também efeito anti-inflamatório. Este estudo visa analisar os efeitos de tratamentos com diferentes doses de doadores de H2S na evolução da lesão renal induzida por cisplatina. Avaliaremos o efeito destes tratamentos nas alterações de função e estrutura renal, nas expressões de citocinas (TNF-alfa, IL-1 beta), os níveis teciduais de nitrato e nas infiltrações de células inflamatórias, como neutrófilos, linfócitos e macrófagos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Terezila Machado Coimbra - Coordenador / Roberto Silva Costa - Integrante / Roberto da Silva Costa - Integrante / Fernando Q Cunha - Integrante / Heloisa Della Colleta Francescato - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Terezila Machado Coimbra.
    10. 2008-2011. Efeito do antioxidante tempol nas alteracoes renais provocadas pela exposicao ao losartan durante o periodo de lactacao
      Descrição: Estudos experimentais têm mostrado que a inibição farmacológica deste sistema pelo bloqueio do receptor da angiotensina II (ANG II) do tipo 1, AT1, (losartan) na gestação e amamentação causa alterações funcionais e estruturais renais irreversíveis nos filhotes que estão associadas à modificações nas expressões dos receptores AT1 e AT2. Os animais com exposição ao losartan durante a lactação apresentaram, aos 30 dias de idade, acentuado aumento na excreção urinária de albumina, queda da taxa de filtração, redução do número e da área glomerular, dilatação e atrofia tubular e aumento da área intersticial relativa do córtex renal. Esse estudo visa analisar possíveis modificações dos componentes do filtro glomerular provocadas pela exposição ao losartan durante o período de lactação e o efeito do tratamento com tempol, um anti-oxidante, nas alterações de função e estrutura renal observadas nesses animais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Terezila Machado Coimbra - Coordenador / Roberto Silva Costa - Integrante / Cleonice Giovaninni Alves da Silva - Integrante / Heloísa Della Coletta Francescato - Integrante / Evelyn Cristina Santana Marin - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Terezila Machado Coimbra.
    11. 2008-2011. Efeito da inibicao da formacao de H2S na evolucao da lesao renal provocada pela adriamicina
      Descrição: Recentemente tem-se aumentado o interesse sobre os papéis fisiológicos e fisiopatológicos do sulfeto de hidrogênio (H2S). Há pouca informação na literatura a respeito do possível papel do H2S na resposta inflamatória. Este gás pode ser sintetizado naturalmente no corpo a partir da L-cisteína, principalmente pela atividade de duas enzimas, a cistationina-γ-liase (CSE) e cistationina-β-sintetase (CBS). Trabalhos recentes da literatura mostram que em animais o pré-tratamento com propargilglicina (PAG), um inibidor irreversível da enzima da CSE, reduz o processo inflamatório em vários modelos de inflamação provocados pela administração de LPS ou carragenina, diminuindo a atividade da mioeloperoxidase (marcador de infiltração de neutrófilo) e os danos teciduais. O objetivo deste estudo será analisar o efeito do tratamento com PAG em modelos de lesão renal (induzidos por adriamicina ou cisplatina). Esse estudo visa analisar o efeito do tratamento com PAG, em modelo de lesão renal induzida em ratos pela administração de cisplatina ou adriamicina, uma nefropatia crônica de evolução mais prolongada com alterações túbulo-intersticiais e glomerulares progressivas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
      Membro: Terezila Machado Coimbra.
    12. 2007-2009. Avaliacao do MCP-1, fator relacionado com a migracao de macrofagos, na urina pacientes submetidos ao transplante renal
      Descrição: A presença de infiltrado de macrófagos no compartimento intersticial no córtex renal tem sido associada com a progressão da doença renal. O objetivo desse estudo é avaliar os níveis de MCP-1 na urina de pacientes submetidos ao transplante renal e a sua possível correlação com a progessão da doença renal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Terezila Machado Coimbra - Coordenador / Cleonice Giovaninni Alves da Silva - Integrante / Heloísa Della Coletta Francescato - Integrante / Marcelo Balancini - Integrante.
      Membro: Terezila Machado Coimbra.
    13. 2006-2010. Efeito da inibicao da MAP quinase p38 na evolucao da lesao renal induzida pelo glicerol.
      Descrição: O uso de inibidores da MAP quinase p38 pode atenuar a lesão renal provocada pelo glicerol uma vez que tais compostos bloqueiam a produção e a ação de citocinas inflamatórias,. Esse estudo visa avaliar o efeito da inibição da MAP quinase p38 na evolução da lesão renal induzida pelo glicerol. O estudo está na fase inicial e estamos realizando alguns experimentos pilotos para selecionar a dose a ser utilizada. O projeto foi enviado ao CNPq (Bolsa de Produtividade) e está sendo financiado pela FAPESP (Processo: 57015-6).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Terezila Machado Coimbra - Coordenador / Roberto Silva Costa - Integrante / Cleonice Giovanini Alves da Silva - Integrante / Heloisa Della Colleta Francescato - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Terezila Machado Coimbra.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (102)
    1. ASN Kidney Week. Mechanisms Involved in the Disturbances in Renal Devolpment in Pups from Deficient Dams. 2018. (Congresso).
    2. FESBE. Effect of physical exercise on the febrigenic signaling is modulated by preoptic hidrogen sulfide production. 2018. (Congresso).
    3. FeSBE XXXIII Reunião Anual 2018. Vitamin D Effects on the Proliferation, Diferentiation and apoptosis of the Renal Cells. 2018. (Congresso).
    4. XIX Congresso Paulista de Nefrologia. Simpósio de Nefrologia Básica. 2017. (Congresso).
    5. FESBE. Mecanismos Moleculares e Celulares Envolvidos na Evolução da Lesão Renal. 2016. (Congresso).
    6. Kidney Week 2016 Annual Meeting. Vitamin D Effect on the Disturbances on the Renal Function and Structure Induced by Losartan Exposure during Lactation in Rats. 2016. (Congresso).
    7. SBFis. Pôster Renal Physiology. 2015. (Congresso).
    8. SBFis 2015. Renal damage induced by adryamicin: Influence of physical preconditioning. 2015. (Congresso).
    9. SBFis 2015. Effect of physical training in the evolution of acute renal injury in rats: Role of endothelial cells. 2015. (Congresso).
    10. SBFis 2015. Hydrogen sulfite role as a mediator in inflammatory process. 2015. (Congresso).
    11. Semana do Conhecimento UFMG 2014. Membro da Comissão Avaliadora de trabalhos na XXIII Semana de Iniciação Científica. 2014. (Congresso).
    12. ISN World Congress of Nephrology 2013. Embauba (Cecropia Pachystachya) reduces the renal lesion in rats submitted to 5/6 nephrectomy ; Increased endogenous sulfide formation contributes to inflammation and epithelial-mesnchymal transition in the renal damage induced by cisplatin. 2013. (Congresso).
    13. V Covian Symposium - Attracting People to Science.Symposium of Renal Physiology. 2013. (Simpósio).
    14. XLVIII Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Fisiologia. Renin-Angiotensin System on Development. 2013. (Congresso).
    15. XLVIII Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Fisiologia. Renin angiotensin system on renal development. 2013. (Congresso).
    16. VIII Congresso Latino Americano de Injúria Renal Aguda. Sistema Renina Angiotensina e desenvolvimento renal. 2012. (Congresso).
    17. World Congress of Nephrology. Role of endogenous hydrogen sulfide on renal damage induced by adriamycin injection. 2011. (Congresso).
    18. XVI Congresso Paulista de Nefrologia. Atualização de Literatura: Fisiopatologia da Nefropatia Diabética. 2011. (Congresso).
    19. XVI Congresso Paulista de Nefrologia. Acidose Metabólica na Progressão da Doença Renal Crônica. 2011. (Congresso).
    20. XV NEFRETICO. Sessão de Temas Livres e Mini-Conferência: "O Sistema Renina-ANgiotensina e a Função Renal. 2011. (Congresso).
    21. FESBE 2010. Alterações metabólicas pré e perinatais: Repercussões sobre os conceptos. 2010. (Congresso).
    22. Renal Week 2010. The oxidative stress role in renal injury induced in rats by losartan exposition during lactation. 2010. (Congresso).
    23. XVII Prêmio Rocha Lima XII Congresso Médico Acadêmico. Participação do sulfeto de hidrogênio na lesão renal por gentamicina. 2010. (Congresso).
    24. American Society Nephrology Meeting 2009. Macrophage depletion prvented cyclosporine chronic nephrotoxicity. 2009. (Congresso).
    25. XV Congresso Paulista de Nefrologia. Efeitos de Inibição de MAP-quinases na Lesão Renal Aguda. 2009. (Congresso).
    26. ASN Nephrology Meeting. Early events in rats exposed to losartan during lactation/ Inhibition of hydrogen sufide formation reduces renal damage induced by cisplatin injection. 2008. (Congresso).
    27. FeSBE 2008. Avaliadora de Poster de Biologia Renal. 2008. (Congresso).
    28. FeSBE 2008. Perspectivas em Fisiologia Renal: Participação das MAP quinases no desenvolvimento renal pós-natal. 2008. (Congresso).
    29. II Encontro Nacional de Pós-graduação na Área de Ciências da Saúde. 2008. (Encontro).
    30. III Reunião Regional FeSBE 2008. Sistema Renina-Angiotensina e Desenvolvimento Renal Pós-Natal. 2008. (Congresso).
    31. III Reunião Regional FeSBE 2008. Desenvolvimento Renal. 2008. (Congresso).
    32. IV Symposium Covian.Role of mitogen-activated protein kinases and angiotensin II in renal development. 2008. (Simpósio).
    33. Pré-FeSBE 2008. Fisiologia Translacional da Bancada à Beira do Leito: Nefrologia. 2008. (Congresso).
    34. XI Encontro AAARL de Medicina Esportiva.Avaliação de Poster de Apresentação Oral. 2008. (Encontro).
    35. XXIV Congresso Brasileiro de Nefrologia. Terapia anti-oxidante na doença renal. 2008. (Congresso).
    36. XXIV Congresso Brasileiro de Nefrologia. Glomerulopatias: novas pespectivas. 2008. (Congresso).
    37. 07 World Congress of Nephrology. Fetal Programming and the Kidney. 2007. (Congresso).
    38. 07 World Congress of Nephrology. Renin-Angiotensin System and Renal Development. 2007. (Congresso).
    39. XI Encontro Paulista de Medicina.Fisiopatologia Renal. 2007. (Encontro).
    40. XI Encontro Paulista de nefrologia.Tema Livres de Fisiopatologia Renal. 2007. (Encontro).
    41. XI Encontro Paulista de Nefrologia.Avaliação dos Posters. 2007. (Encontro).
    42. XI Encontro Paulista de Nefrologia.Fisiopatologia Renal. 2007. (Encontro).
    43. XV Prêmio Rocha Lima X Congresso Médico-Acadêmico. Avaliadora do XV Prêmio Rocha Lima. 2007. (Congresso).
    44. 41st Congress of the brazilian Physiological Society Joint Meeting with the Physiological Society. 41st Congress of the Brazilan Physiological Society Joint Meeting with the Physiological Society: Participação na Comissão Científica e apresentação de 3 trabalhos. 2006. (Congresso).
    45. XXIII Congresso Brasileiro de Nefrologia. Temas Livres de Fisiopatologia Renal. 2006. (Congresso).
    46. American Society Nephrology Meeting. American Society Nephrology Meeting com apresentação de 2 trabalhos. 2005. (Congresso).
    47. FESBE2005. FESBE2005: Ministrou a Palestra: Influência da dieta com alto conteúdo em sal durante os períodos de gestação e amamentação sobre o rim dos filhotes e apresentou 1 trabalho. 2005. (Congresso).
    48. X Encontro Paulista de Nefrologia.X Encontro Paulista de Nefrologia: Ministrou a palestra Papel dos Mediadores Inflamatórios nas Nefropatias Progressivas e Coordenou o Simpósio sobre: Avanços em Nefropatias Progressivas e apresentou 7 trabalhos. 2005. (Encontro).
    49. XIII Prêmio Rocha Lima e VIII Congresso Médico Acadêmico. Prêmio Rocha Lima VIII Congresso Médico-Acadêmico: Participou da Comissão Julgadora. 2005. (Congresso).
    50. FESBE2004. Apresentação do trabalho: Bloqueio do NF-kB atenua as lesões tubulointersticiais induzida pela gentamicina. 2004. (Congresso).
    51. XXII congresso Brasileiro de Nefrologia. Ministrou 2 palestras, apresentou 3 temas livres (1 oral) e coordenou uma sessão de temas livres. 2004. (Congresso).
    52. Fórum de Insuficiência Renal Crônica.Ministrou a Conferência: Fibrose renal - Mecanismos Envolvidos e Perspectivas para Prevenção e Tratamento. 2003. (Simpósio).
    53. III Simpósio Miguel R. Covian.Fez parte da Comissão Organizadora e Coordenou o Simpósio de Fisiologia Renal. 2003. (Simpósio).
    54. IX Encontro Paulista de Nefrologia e Enfermagem em Nefrologia. Presidente do IX Encontro Paulista de Nefrologia. 2003. (Congresso).
    55. Satellite Simposium on Acute Tubular Necrosi. Apresentou os trabalhos: Role of angiotensin-II and MAP kinases on the evolution of glycerol-induced acute tubular necrosis e Role of NF-kB and MAP kinases on the evolution of tubulointerstitial nephritis induced by gentamicin. 2003. (Congresso).
    56. VIII Congresso Brasileiro de Transplantes. Participou do Curso From bench to bedside com o tema: Mecanismo de Fibrose Tecidual. 2003. (Congresso).
    57. World Congress of Nephrology. Apresentou os trabalhos: Role of NF-kB and MAP kinases on the evolution of tubulointerstitial nephritis induced by gentamicin e Role of NF-kB in interstitial lesions post-acute tubular necrosis in humans. 2003. (Congresso).
    58. American Society of Nephrology Annual Meeting 2002. Participação com apresentação de 1 trabalho. 2002. (Congresso).
    59. III Jornada de Atualização em Glomerulopatias.Ministrou Palestra sobre Marcadores de risco nas nefropatias progressivas. 2002. (Simpósio).
    60. Molecular basis of epithelial water and solute transport.Molecular basis of epithelial water and solute transport-Satellite Symposium - Ministrou uma Palestra sobre Proteinuria and renal disease progression. 2002. (Simpósio).
    61. Molecular basis of epithelial water and solute transport-Satellite Symposium.Participação, ministrando a palestra: Proteinúria e progressão da Doença Renal. 2002. (Simpósio).
    62. XXI Encontro Brasileiro de Nefrologia. XXI Congresso Brasileiro de Nefrologia: Ministrou as palestras: Marcadores de risco nas nefropatias progressivas e Desnutrição Intra-uterina : Ônus cardiovasculorenal. 2002. (Congresso).
    63. XXXIX Congress of the European Renal Association European Dialysis and Transplant Association. XXXIX Congress of ERA-EDTA: Participação com apresentação de 3 trabalhos. 2002. (Congresso).
    64. ASN/ISN World Congress of Nephroloy. American Society Nephrology/ International Society of Nephrology World Congress, apresentou 4 trabalhos. 2001. (Congresso).
    65. FESBE 2001. XVI Reuniao Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, apresentou 4 trabalhos. 2001. (Congresso).
    66. VIII Encontro Paulista de Nefrologia.VIII Encontro Paulista de Nefrologia, ministrou palestra e apresentou 2 trabalhos. 2001. (Encontro).
    67. XII Simpósio sobre Transporte de Eletrólitos e Função Renal.XII Simpósio sobre Transporte de Eletrólitos e Função Renal, responsável pela organização, apresentou 2 trabalhos. 2001. (Simpósio).
    68. American Society 33rd Annual Meeting. American Society 33rd Annual Meeting, apresentou 2 trabalhos. 2000. (Congresso).
    69. FESBE 2000. XV Encontro das Sociedades de Biologia Experimental, apresentou trabalhos e ministrou palestra. 2000. (Congresso).
    70. Jornada de Atualização em Glomerulopatias.Jornada de Atualizaçao em glomerulopatias, ministrou palestra. 2000. (Outra).
    71. FESBE 1999. XIV Reunião Anual das Sociedades de Biologia Experimental, apresentou trabalhos. 1999. (Congresso).
    72. ISN Satellite Symposium Acute Renal Failure.International Society of Nephrology Satellite Symposium Acute Renal Failure, apresentou 3 trabalhos.. 1999. (Simpósio).
    73. Jornada de Atualização em Glomerulopatias.Jornada de Atualizaçao em Glomerulopatias, ministrou palestra. 1999. (Outra).
    74. VII Encontro Paulista de Nefrologia.VII Encontro Paulista de Nefrologia, ministrou palestra e apresentou trabalhos. 1999. (Encontro).
    75. Workshop sobre Tratamento conservador da Insuficiência Renal Crônica.Workshop sobre Tratamento conservador da Insuficiência Renal Crônica, ministrou palestra.. 1999. (Outra).
    76. XV International Congress of Nephrology. XV International Congress of Nephrology, apresentou 3 trabalhos. 1999. (Congresso).
    77. FESBE 1998. XXII Reuniao Anual da FESBE, apresentou trabalhos. 1998. (Congresso).
    78. II Congresso Paulista de Clínica Médica. II Congresso Paulista de Clínica Médica, ministrou palestra. 1998. (Congresso).
    79. II Simpósio Miguel Covian.II Simpósio Miguel Covian, ministrou palestra. 1998. (Simpósio).
    80. The American Nephrology Society 31st Annual Meeting. The American Nephrology Society 31st Annual Meeting, apresentou 2 trabalhos. 1998. (Congresso).
    81. International Society of Nephrology. XIV th International Congress of Nephrology, apresentou 3 trabalhos. 1997. (Congresso).
    82. FESBE 1996. XX Reuniao Anual da FESBE, apresentou trabalhos. 1996. (Congresso).
    83. XVIII Congresso Brasileiro de Nefrologia. XVIII Congresso Brasileiro de Nefrologia, apresentou trabalhos e coordenou Simpósio. 1996. (Congresso).
    84. FESBE 1995. XIX Reuniao da FESBE, apresentou trabalhos. 1995. (Congresso).
    85. V Encontro Paulista de Nefrologia.V Encontro Paulista de Nefrologia, ministrou palestra e apresentou 3 trabalhos. 1995. (Encontro).
    86. XIII th International Congress of Nephrology. XIII International Congress of Nephrology, apresentou trabalho. 1995. (Congresso).
    87. FESBE 1994. FESBE 1994, apresentou trabalhos. 1994. (Congresso).
    88. XVIII Congresso Latino Americano de Ciências Fisiológicas. XVIII Congresso Latino Americano de Ciências Fisiológicas, ministrou palestra. 1994. (Congresso).
    89. FESBE 1993. FESBE 1993, ministrou palestra.. 1993. (Congresso).
    90. IX Simpósio sobre Transporte de Eletrólitos e Funçao Renal.IX Simpósio sobre Transporte de Eletrólitos e Funçao Renal, responsável pela organização, ministrou palestra. 1993. (Simpósio).
    91. FEBE 1991. FESBE 1991, ministrou palestra. 1991. (Congresso).
    92. The American Society of Nephrology 23 rd Annual Meeting. The American Society of Nephrology 23 rd Annual Meeting, apresentou 2 trabalhos.. 1990. (Congresso).
    93. The American Society of Nephrology 22 nd Annual Meeting. The American Society of Nephrology 22 nd Annual Meeting, apresentou trabalho.. 1989. (Congresso).
    94. The American Society of Nephrology 21 st Annual Nephrology Meeting. The American Society of Nephrology 21 st Annual Meeting, apresentou trabalho.. 1988. (Congresso).
    95. III Congresso Brasileiro de Investigação Clínica. III Congresso Brasileiro de Investigação Clínica, apresentou trabalho.. 1987. (Congresso).
    96. VI Simpósio de Transporte de Eletrólitos e Funçao Renal.VI Simpósio de Transporte de Eletrólitos e Função renal, apresentou trabalho.. 1987. (Simpósio).
    97. XIII Congresso Brasileiro de Nefrologia. XIII Congresso Brasileiro de Nefrologia, ministrou palestra.. 1986. (Congresso).
    98. VI Congresso Latino Americano de Nefrologia. VI Congresso Latino Americano de Nefrologia, apresentou trabalho.. 1985. (Congresso).
    99. XII Congresso Brasileiro de Nefrologia. XII Congresso Brasileiro de Nefrologia, apresentou 2 trabalhos.. 1984. (Congresso).
    100. VII Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia. VII Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia, apresentou trabalho.. 1982. (Congresso).
    101. IX Congresso Brasileiro de Nefrologia. IX Congresso Brasileiro de Nefrologia, apresentou 2 trabalhos.. 1978. (Congresso).
    102. XXIV Reunião Anual da SBPC. XXIV Reunião Anual da SPPC, apresentou trabalho.. 1972. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. HELOU, C. M. ; VOLPINI, R. A. ; COIMBRA, T. M. ; SEGURO, A. C. ; SCHOR, N. ; ZATZ, R.. XV NEFRETICO. 2011. Congresso
    2. BOUIM, M. ; COIMBRA, T. M. ; MALNIC, G. ; SEGURO, A. C. ; VARANDA, W. A. ; ZATZ, R.. XIV Simpósio sobre Função Renal e Transporte de Eletrólitos. 2009. Congresso
    3. COIMBRA, T. M.; COSTA, R. S. ; DANTAS, M. ; MOYSES NETO, M.. IX Encontro Paulista de Nefrologia. 2003. Congresso
    4. COIMBRA, T. M.; MALNIC, G. ; VARANDA, W. A.. IX Simpósio de Transporte de Eletrólitos e Função Renal. 2001. Congresso

Lista de colaborações



Data de processamento: 21/12/2018 14:11:35