discentes-economia-posgraduacao

Luccas Assis Attilio

Professor de Economia da UFOP pelo Departamento de Ciências Econômicas (DEECO). Doutorando em Teoria econômica pela USP (2019), mestre em economia pela UFMG (2014-2016) e graduado em Ciências Econômicas pela UFV (2009-2013). Realiza pesquisas na área de macroeconomia, com ênfase nos tópicos crescimento econômico, sistema financeiro e abertura econômica. Membro do corpo editorial do International Journal of Business and Economics Research (2018). Trabalhou no IBGE (2010), na FAPEMIG (2016) e no Dataviva como colunista (2016-2017). (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2018-2018. Estudo das fontes de crescimento economico na America Latina (1960-2016)
      Descrição: A América Latina tem mostrado dificuldade em estreitar o hiato de renda em relação aos países avançados, enquanto regiões, no passado mais pobres do que a própria América Latina, têm atingido esse objetivo, como é o caso dos Tigres Asiáticos (Coreia do Sul, Cingapura, Taiwan e Hong Kong). Diferentes explicações são dadas, como a teoria do centro-periferia, as instituições e a implementação de políticas econômicas (Estado mais ativo ? intervencionista - na economia ou não). Com base nisso, iremos analisar o crescimento econômico da América Latina entre os anos 1960 e 2016, com dados em painel, para entender os fatores que acarretaram tal crescimento. Concomitantemente, poderemos comparar esses fatores com os de outros países e regiões. Pretende-se com isso melhor compreender a experiência Latino-Americana de crescimento, bem como suas atuais dificuldades.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Luccas Assis Attílio - Coordenador / Igor Varga - Integrante.
      Membro: Luccas Assis Attilio.
    2. 2018-2018. Impacto da globalizacao sobre o crescimento economico
      Descrição: Esse projeto investiga o impacto da globalização financeira e comercial sobre um conjunto de países desenvolvidos e em desenvolvimento. Usaremos índices que retratem os dois processos e analisaremos a evolução dessas variáveis ao longo do tempo, com ênfase no período recente. Posteriormente, por meio de dados em painel, tentaremos obter relações entre os índices de globalização com o crescimento econômico. Também analisaremos outras variáveis julgadas importantes pela literatura para entender os fatores de crescimento da renda, como o capital humano. Atualmente, há o receio da globalização sofrer um retrocesso em virtude da ascensão de políticos extremistas, como Donald Trump, e pelo isolamento político e econômico, como o Reino Unido. Ao mesmo tempo, a parcela da população que apoia tais movimentos responsabiliza a globalização por determinados problemas sociais. Assim, pretendemos mostrar os efeitos positivos da globalização para o aumento do padrão de renda. Por fim, dada a crise econômica brasileira, a globalização pode ser um caminho para a sua superação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Luccas Assis Attílio - Coordenador / Marcus Bergamaschi - Integrante.
      Membro: Luccas Assis Attilio.
    3. 2018-2018. Analise da financeirizacao e o seu impacto sobre a economia brasileira
      Descrição: Esse projeto investigará o grau de financeirização da economia brasileira por meio de diferentes índices. Posteriormente, iremos analisar se esses índices possuem relações com determinadas variáveis. Variáveis relacionadas à oferta (investimento produtivo, trabalhadores, inovação tecnológica e crescimento econômico) e à demanda agregada (consumo privado, exportações e consumo do governo) receberão maior atenção. Adicionalmente, também inspecionaremos a relação da financeirização com a desigualdade de renda, endividamento privado e público e o pagamento de juros da dívida. Essas análises ocorrerão pelo uso do VEC, por meio de relações de longo prazo entre as séries (cointegração). A análise de variados componentes da economia brasileira fornecerá subsídios para compreender como a financeirização afeta o lado real e financeiro da sociedade. Por fim, ao observar os efeitos do capital financeiro sobre a economia, teremos subsídios para tentar explicar a desaceleração produtiva que o Brasil enfrenta desde a década de 1980, e a atual crise econômica, marcada pelo desajuste fiscal e dificuldade de recuperação do crescimento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Luccas Assis Attílio - Coordenador / Iago Gonçalves - Integrante / Pedro Oliveira - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.
      Membro: Luccas Assis Attilio.
    4. 2018-2018. Crescimento economico na Europa (1960-2016)
      Descrição: Os países europeus pertencentes à União Monetária mostraram vigoroso crescimento econômico desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Entretanto, após a crise financeira de 2007-2008, e o seu consequente efeito contágio, a Zona do Euro foi significativamente atingida. A hipótese de estagnação secular foi levantada, uma vez que essas nações estão com dificuldades para incrementar o crescimento econômico. Outro desdobramento é a discussão de caminhos para superar essa adversidade. Porém, falta consenso na literatura sobre esse ponto. Esse projeto analisará os fatores que proporcionaram o crescimento econômico europeu entre os anos 1960 e 2016, com o uso de dados em painel. Objetiva-se mostrar políticas e reformas que proporcionaram tal crescimento, enquanto evidenciando possíveis soluções para a superação da estagnação econômica atual. Espera-se também contribuir para o debate da América Latina no tocante ao crescimento econômico, uma vez que efeitos de variadas políticas serão analisados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Luccas Assis Attílio - Coordenador / Lucas Queiroz - Integrante.
      Membro: Luccas Assis Attilio.
    5. 2017-2018. Financeirizacao e crescimento economico brasileiro
      Descrição: Entre os anos 1930 e 1979 a economia brasileira apresentou forte crescimento econômico, todavia, perdeu o dinamismo nos anos recentes, em especial, após a implementação do Plano Real. Concomitantemente, esse plano representou o aprofundamento do processo de financeirização no país. Uma de suas marcas é o crescente pagamento de juros da dívida pública. Com isso, esse projeto pretende analisar o impacto do pagamento de juros sobre o crescimento econômico brasileiro. Para isso, utilizaremos o modelo de Solow (1956) com modificações sofridas ao longo dos anos, com destaque para o acréscimo de capital humano (Mankiw, Romer e Weil, 1992), do gasto público (Bekaert, Lundblad e Harvey, 2005), das instituições (Hall e Jones, 1999) e das exportações (Thirlwall, 2005). Torna-se oportuno essa investigação uma vez que o atual contexto do Brasil é de forte ajuste fiscal, sendo este concentrado sobre a despesa primária (gastos relacionados com educação, saúde e segurança), enquanto a despesa com o pagamento de juros é negligenciada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Luccas Assis Attílio - Coordenador / Bruno Ramon Martins Mendes - Integrante.
      Membro: Luccas Assis Attilio.
    6. 2017-2018. Financeirizacao e o pagamento de juros da divida publica
      Descrição: Esse projeto investiga o impacto da financeirização da economia brasileira sobre o crescimento econômico entre os anos 1995 e 2016. Para isso, usaremos a modelagem VAR, analisando funções impulso resposta, causalidade de Granger e cointegrações, sendo o pagamento de juros da dívida pública a proxy para a financeirização. Em meio ao debate de ajuste fiscal do Brasil, torna-se oportuno apontar alguns efeitos do crescente pagamento de juros sobre variáveis macroeconômicas. Adicionalmente, analisaremos consequências da financeirização sobre o Estado, como a influência do setor financeiro sobre as políticas públicas e o recuo do Estado de Bem Estar Social. Por fim, como ilustra a emenda constitucional 95, que limitará o gasto primário, mostraremos o efeito pernicioso de reduzir gastos fundamentais para a manutenção do Estado enquanto permitindo o crescimento de gastos que beneficiam uma reduzida parcela da população (pagamento de juros da dívida).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Luccas Assis Attílio - Coordenador / Gustavo Seara - Integrante / Renan Silva - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.
      Membro: Luccas Assis Attilio.
    7. 2017-2018. A moeda e o sistema financeiro como instrumentos para a reducao da desigualdade de renda do Brasil
      Descrição: O sistema financeiro é um mecanismo que proporciona a alocação de recursos para o seu uso em fins produtivos. Entretanto, esse setor também pode auxiliar no combate à desigualdade de renda do Brasil. Em particular, queremos analisar como agregados monetários e o desenvolvimento financeiro proporcionam uma melhora na distribuição de renda.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Luccas Assis Attílio - Coordenador / Chinara Mendes Schinaider - Integrante / Estevao Collor da Silva Neto - Integrante.
      Membro: Luccas Assis Attilio.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (19)
      1. 46° Encontro Nacional de Economia da ANPEC. Efeito da financeirização sobre a produtividade do trabalho. 2018. (Congresso).
      2. II Simpósio nacional educação, marxismo e socialismo.Mesa 21. 2018. (Simpósio).
      3. II Simpósio nacional educação, marxismo e socialismo. 2018. (Simpósio).
      4. 2nd History of Economics Summer School in Latin America (HESSLA). 2017. (Encontro).
      5. Mostra de profissões 2017. Curso de Ciências Econômicas. 2017. (Exposição).
      6. Semana de Integração 17.1 - Conexão Mariana. 2017. (Encontro).
      7. X Encontro Internacional da Associação Keynesiana Brasileira.Empresas Não-Financeiras e o Impacto da Estratégia Maximizing Shareholder Value Sobre o Emprego no Brasil. 2017. (Encontro).
      8. A conjuntura atual: a visão macroeconômica e perspectivas de desenvolvimento. 2016. (Seminário).
      9. Encontro de Saberes. 2016. (Encontro).
      10. Semana de Integração 16.2 - Conexão Mariana. 2016. (Encontro).
      11. VII Ciclo de seminários de economia. 2016. (Seminário).
      12. XVII Seminário sobre a economia mineira.Economia. 2016. (Seminário).
      13. Crise Capitalista e Perspectivas Emancipatórias. 2015. (Seminário).
      14. Regional Development in Latin America: Launch event of the RSA Latin America Division.Soluções Regionais para Problemas Globais: Fragilidade Financeira e o Papel do BNDES e do Banco do BRICS. 2015. (Seminário).
      15. Seminário do Centro de Estudos da Ásia Oriental. 2015. (Seminário).
      16. VI Encontro de Economia do Espírito Santo.Soluções regionais para um problema global. 2015. (Seminário).
      17. 12th Congress of the Brazilian Regional Science Association - XII ENABER - and 2NB Ibero American Congress on Regional Development. 2014. (Congresso).
      18. XVI Seminário sobre a Economia Mineira.Impacto do progresso técnológico sobre o Crescimento econômico brasileiro e coreano. 2014. (Seminário).
      19. Simpósio de Integração Acadêmica.Impacto do progresso técnológico sobre o Crescimento econômico brasileiro e coreano. 2013. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. ATTÍLIO, L. A.. Mostra de profissões de 2017. 2017. (Exposição).. . 0.
      2. Faria, F. ; Oliveira, H. ; ATTÍLIO, L. A.. VIII Ciclo de seminários de economia. 2017. Outro
      3. ATTÍLIO, L. A.. Dia C da Ciência. 2017. (Exposição).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 20/07/2019 18:53:45