CVNLP PPI: Residência em TIC 13 - Heterogeneous Computing for Computational Vision and Natural Language Processing - Programas e Projetos Prioritários (PPI) - MCTI, Softex
Gustavo Evangelista Araujo
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT), em 2022. Atualmente é mestrando na Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos-SP. Tem experiência na área de Inteligência Artificial, com ênfase em Processamento de Linguagem Natural. (Texto informado pelo autor)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (1)
ARAÚJO, G. E.; RESENDE, G. S. ; ROSSI, R. Z. ; OLIVEIRA, L. A. ; MACHADO, M. M. ; LOBATO, L. L. ; BITTAR, T. J. ; AMARAL, L. A. ; SILVA, E. L.. Práticas e Lições Aprendidas em Pesquisa de Campo sobre o Desenvolvimento de Jogos Digitais Educativos. Em: XIV Encontro Anual de Computação (EnAComp), 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
Resumos publicados em anais de congressos (0)
Artigos aceitos para publicação (1)
OLIVEIRA, L. A. ; ARAÚJO, G. E. ; MACHADO, M. M. ; SANTOS FILHO, T. A. ; SILVA, S. F.. Mineração de regras de associação diversas em dados meteorológicos temporais de múltiplos pontos geográficos via algoritmo genético. Brazilian Journal of Development. 2021. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Apresentações de trabalho (1)
ARAÚJO, G. E.; LOBATO, L. L. ; BITTAR, T. J. ; AMARAL, L. A. ; SILVA, E. L. ; ROSSI, R. Z. ; RESENDE, G. S. ; OLIVEIRA, L. A. ; MACHADO, M. M.. Práticas e Lições Aprendidas em Pesquisa de Campo sobre o Desenvolvimento de Jogos Digitais Educativos. 2018. Apresentação de Trabalho/Simpósio
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
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Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (0)
Demais tipos de produção técnica (0)
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (3)
2017-Atual. Uso de jogos interativos como ferramenta para treinamento cognitivo do publico senescente. Projeto n: PI0340-2017 Descrição: A população idosa no Brasil, assim como em outros países, está em franco processo de crescimento. Dados do IBGE de 2010 mostraram que número de pessoas idosas deverá triplicar durante os próximos 20 anos. Pesquisas sobre o desenvolvimento cognitivo e motor dessa população têm recebido importante destaque, visto que transformações nesses aspectos são usualmente esperadas durante o processo de senescência que inclui as diferentes fases do envelhecimento. Estudos sugerem que jogos digitais têm demonstrado desdobramentos positivos no que se refere à cognição, ao convívio social e à qualidade de vida dos idosos. Porém, jogos digitais têm sido desenvolvidos especialmente para a população jovem, mais habituada com interações digitais e com mais habilidades para aprendizagem rápida das estratégias utilizadas em tais jogos. Assim, adequar as expectativas de idosos a fim de obter sua aceitação aos jogos digitais como instrumento de inclusão social permanece um desafio na área. Sendo assim, esse um campo para inovação, propício para inclusão de produtos no mercado, já que essa parcela da população tem uma reconhecida participação na economia. Por outro lado, pesquisas que buscam solucionar tal desafio possuem, além de ganhos econômicos, potencial para a melhoria da qualidade de vida de grande parte dos idosos no Brasil. Portanto, a proposta deste projeto é desenvolver uma plataforma de jogos digitais visando o público senescente, em especial para a população brasileira. O desenvolvimento do portal seguirá o processo de Desenvolvimento Centrado no Usuário (UCD - do inglês User Centered Design). A metodologia de desenvolvimento escolhida deverá fortalecer o desenvolvimento de jogos acessíveis e usáveis ao público senescente. Com isso, entende-se que a qualidade dos jogos propostos será impulsionada juntamente com a experiência do usuário.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gustavo Evangelista Araújo - Integrante / Luanna Lopes Lobato - Integrante / Thiago Jabur Bittar - Coordenador / Márcio Antônio Duarte - Integrante / Dimas Antônio Rosa Júnior - Integrante / Rafael Zeferino Rossi - Integrante / Gabriel Santos Resende - Integrante / Matheus Matos Machado - Integrante / Lucas Ávila Oliveira - Integrante / Márcio de Souza Dias - Integrante / Leandro Agostini do Amaral - Integrante. Membro: Gustavo Evangelista Araujo.
2010-Atual. Investigacao e desenvolvimento avancado de jogos interativos educacionais. Projeto n: PV01828-2017 (n antigo: 36195) Descrição: A computação vem se tornando presente cada dia mais no cotidiano das pessoas, influenciando em suas atividades diárias e otimizando serviços e atividades. Os avanços tecnológicos vão desde a simples busca de notícias, passando por efetivação de grandes serviços e até mesmo promovendo e disseminando conhecimento. No entanto, para que esses avanços sejam realmente benéficos e otimizados é necessário planejamento e uso de metodologias adequadas, principalmente quando o foco está no desenvolvimento de novos métodos de ensino. Nesse sentido, é proposto aqui a pesquisa em métodos de design e de interação no desenvolvimento de jogos interativos, o qual facilita o ensino de conceitos do ensino. Ainda como vantagem à utilização de jogos educacionais pode-se citar a maior interação e aproximação com os usuários, nesse caso, os alunos. Os jogos podem ser considerados educativos se desenvolverem habilidades cognitivas importantes para o processo de aprendizagem, por exemplo, por meio da resolução de problemas, facilidade de percepção, desenvolvimento do raciocínio rápido, dentre outras habilidades que podem ser desenvolvidas. São investigados modelos para desenvolvimento de jogos e questões de percepção, dinâmica de variabilidade e elementos gráficos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gustavo Evangelista Araújo - Integrante / Luanna Lopes Lobato - Coordenador / Thiago Jabur Bittar - Integrante / Paulo Henrique Ferreira Fontoura Junior - Integrante / Dimas Antônio Rosa Júnior - Integrante / Carlos Heitor de Souza Araújo Sanches - Integrante / Rafael Zeferino Rossi - Integrante / Gabriel Santos Resende - Integrante / Matheus Matos Machado - Integrante / Lucas Ávila Oliveira - Integrante / João Augusto da Silva Júnior - Integrante / Danilo Augusto Correa Suzuki - Integrante / Renata P. M. Fortes - Integrante / Jayme Guilherme Mendonça Calixto - Integrante / Leandro Agostini do Amaral - Integrante / Elson Longo da Silva - Integrante. Membro: Gustavo Evangelista Araujo.
2009-Atual. ReSEArch (Reuse in Software Engineering and Architecture). Projeto n: PV01826-2017 (n antigo: 034732) Descrição: Este projeto tem por objetivo a pesquisa e desenvolvimento de abordagens, processos, padrões, metodologias, arquitetura e sistemas de software, focando no desenvolvimento, desde os requisitos e prototipação até a implementação. O conceito de reuso é utilizado como base para o desenvolvimento das pesquisas, o qual tem por característica aumentar os ganhos em produtividade e qualidade, bem como reduzir os custos no desenvolvimento de software, evolução e time to market. Assim, neste projeto serão desenvolvidas pesquisas na área da Engenharia de Software, focando no desenvolvimento de sistemas computacionais para diferentes áreas de conhecimento e seguindo metodologias de desenvolvimento de software. Dentre as linhas de pesquisa envolvidas, pode-se citar o uso de metodologias tradicionais para desenvolvimento de software, metodologia ágil e Linha de Produto de Software. Busca-se, por meio da metodologia de desenvolvimento implementar sistemas eficientes e eficazes. Como sistema desenvolvido nesta pesquisa tem-se o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis (conhecidos como app), criação de Jogos Digitais (com foco na educação), aplicação de Acessibilidade na Web (garantindo o acesso aos sistemas pelos usuários com limitações), Privacidade e Personalização na Web (como meio de garantir sigilo e personalização aos serviços), Recuperação de Informação, bem como outras pesquisas relacionados à Engenharia de Software... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gustavo Evangelista Araújo - Integrante / Luanna Lopes Lobato - Coordenador / Thiago Jabur Bittar - Integrante / Ivan do Carmo Machado - Integrante / Paulo Anselmo da Mota Silveira Neto - Integrante / Márcio Antônio Duarte - Integrante / Hugo Sica de Andrade - Integrante / Fernando Antônio de Nobrega - Integrante / Fernanda Bontempo Faria - Integrante / Humberto Lidio Antonelli - Integrante / Ludmylla Lopes Lobato - Integrante / Luiz Arthur Lopes Lobato - Integrante / José de Sá Borges Júnior - Integrante / Welliton dos Reis Alves - Integrante / Géssica Thaianne Ribeiro Marchiori - Integrante / Márcia Ribeiro dos Santos - Integrante / Paulo Henrique Ferreira Fontoura Junior - Integrante / Melque Henrique Lemes de Castro - Integrante / Marco Tulio Macedo Rodrigues - Integrante / Luiz Gustavo Dias - Integrante / Iohan Gonçalves Vargas - Integrante / Paulo Henrique Silva Azevedo - Integrante / Dimas Antônio Rosa Júnior - Integrante / Hallefy Ferreira Clariano - Integrante / Carlos Heitor de Souza Araújo Sanches - Integrante / Nilton Mendes de Souza - Integrante / Rafael Zeferino Rossi - Integrante / Gabriel Santos Resende - Integrante / Matheus Matos Machado - Integrante / Lucas Ávila Oliveira - Integrante / Márcio de Souza Dias - Integrante / Ivo Palheta Mendes - Integrante / Gustavo Adolpho Ferraz de Oliveira Filho - Integrante / Marcos Vinicius Tomaz de Oliveira - Integrante / João Augusto da Silva Júnior - Integrante / Danilo Augusto Correa Suzuki - Integrante. Membro: Gustavo Evangelista Araujo.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (1)
3º lugar como Melhor Artigo Oral - intitulado "Práticas e Lições Aprendidas em Pesquisa de Campo sobre o Desenvolvimento de Jogos Digitais Educativos", Departamento de Ciência da Computação - Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão... 2018. Membro: Gustavo Evangelista Araújo.
XV Encontro Anual de Computação (EnAComp). 2020. (Congresso).
Campus Party. 2019. (Exposição).
Techstars Startup Weekend Catalão. 2019. (Outra).
GDG Devfest Cerrado 2018. 2018. (Congresso).
XIV Encontro Anual de Computação (EnAComp). Práticas e Lições Aprendidas em Pesquisa de Campo sobre o Desenvolvimento de Jogos Digitais Educativos. 2018. (Congresso).
XIII Encontro Anual de Computação (EnAComp). 2017. (Congresso).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (3)
ARAÚJO, G. E.. XV ENCONTRO ANUAL DE COMPUTAÇAO (ENACOMP). 2020. (Congresso).. . 0.
ARAÚJO, G. E.. II Seminário Interno de Iniciação à Pesquisa Científica. 2020. (Congresso).. . 0.
ARAÚJO, G. E.. XIV ENCONTRO ANUAL DE COMPUTAÇAO (ENACOMP). 2018. (Congresso).. . 0.